31/08/2008

Sobre a Escola Tempo Integral

21/03/2008 - 02h30

Em São Paulo, ensino integral não melhora nota de alunos

da Folha Online

Mais tempo na escola não resultou em melhores notas dos estudantes na rede estadual de São Paulo, de acordo com reportagem de FÁBIO TAKAHASHI publicada na edição desta sexta-feira da Folha de S.Paulo (íntegra disponível para assinantes do jornal ou do UOL).
Levantamento realizado pela Folha com base nos dados do Saresp 2007 (exame aplicado pelo governo paulista) mostra que, das 60 escolas com período integral na capital, apenas quatro tiveram notas superiores às médias das demais unidades de suas regiões.Clique no link para comparação entre as notas. http://media.folha.uol.com.br/educacao/2008/03/20/notas_saresp.pdf
Esses resultados referem-se à prova de matemática de 4ª e 8ª séries. O panorama foi semelhante em língua portuguesa. Clique aqui para ver a comparação entre as notas
Conforme a reportagem, o programa Escola de Tempo Integral foi lançado no início de 2006 pelo então governador Geraldo Alckmin (PSDB) e elevou a jornada diária de cinco para nove horas. Ele é elogiado pelos educadores, porém é criticado pela forma como foi implementado. A principal reclamação é a de que não houve planejamento para as atividades extras nem uma melhoria da estrutura física das escolas.
"Esse resultado no Saresp não é uma surpresa. Os alunos ficam mais tempo nas escolas, mas sem atividades articuladas com as disciplinas", disse o presidente da Udemo (sindicato dos especialistas da rede estadual), Luiz Gonzaga Pinto. Já para o presidente da Apeoesp (sindicato dos professores), Carlos Ramiro de Castro, as dificuldades refletem problemas da rede. "Há, por exemplo, falta de recursos humanos. Além disso, 70% das bibliotecas estão fechadas. Como deixar as crianças na escola o dia todo nessas condições?" disse.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na minha opinião a Escola de Tempo Integral, foi a melhor coisa que o governo implantou na Educação.

Anônimo disse...

Caro colega, seria a melhor coisa, se tivesse banheiro pra gente tomar banho, atividades divertidas e não essa brincadeira de escolinha, quero oficinas de verdade com atividade de verdade e não filminho, desenho livre, cortes de papel, isso tudo é fingimento, minha mãe gosta não é ela que fica presa na escola o dia todo semfazer nada que vale a pena.